quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Novena de Santa Clara de Assis - Santa Clara e a Televisão.


Oração inicial (para todos os dias da novena)

Amável Santa Clara, que respondestes generosamente ao chamado do Senhor, ajudai-nos a alcançar a graça e a coragem de dizer um sim decidido ao plano de Deus para a nossa existência.
Vós que abandonastes a riqueza e vos fizestes humilde para seguir o Cristo pobre e crucificado, ensinai-nos a simplicidade, a justiça, a partilha, e abri nosso coração aos pobres e marginalizados.
Mulher terna e corajosa, mostrai-nos que é possível realizar o sonho da fraternidade universal, ensinai-nos a reverencia para com todas as pessoas, culturas e povos.
Vós que partilhastes com São Francisco uma amizade profunda, fazei com que nós, mulheres e homens, possamos desabrochar, no amor e na reciprocidade, todas as nossas capacidades a serviço da vida em abundancia.
Vós que inaugurastes uma nova forma de viver a igreja, na sociedade, clareai nossos caminhos para vencermos as estruturas de pecado e sermos capazes de fazer do mundo em que vivemos verdadeira terra de irmãos e irmãs. Amém!


Os escritos de Santa Clara nos narram que no Natal de 1252, Clara, à distância, em seu leito de dor, vê e participa da Missa celebrada na Igreja de São Francisco. Por este fato ela foi declarada padroeira da televisão. Eis o relato extraído dos escritos de Santa Clara:

“Dou graças ao meu Senhor Jesus Cristo, bendito, minhas irmãs e filhas caríssimas, porque assisti a todas as solenidades desta noite, maiores e mais devotas do que vós, e fiquei consolada. Porque, por obra de meu Senhor Jesus Cristo e intercessão de meu pai Francisco e ouvi todos os cantos e o órgão com os meus ouvidos corporais e mentais. E ainda recebi lá mesmo a sagrada comunhão. Por isso, alegrai-vos com esta graça tão grande que me foi feita, louvai a Cristo Jesus bendito de todo coração. Pois, ao mesmo tempo, fiquei aqui de cama e, não sei como, se no corpo ou fora do corpo, tomei parte a solenidade toda lá em São Francisco, como já disse. Para louvor e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

Santa Clara, presa ao seu leito de dor, teve a alegria de celebrar o mistério do presépio na Noite de Natal, participando de todas as cerimônias, embora distante 3km da igreja onde os frades celebravam a Eucaristia. Santa Clara, por graça divina, do seu conventinho, 800 anos antes, prenunciou o maravilhoso evento da atualidade, a televisão.

Os meios de comunicação exercem grande influência sobre as pessoas. Por isso, devemos estar vigilantes para que não nos alienem e nos pervertam. Não podem pensar por nós, decidir e agir por nós.

Oremos: Santa Clara, ajudai-nos a dignificar os meios de comunicação social, ajudai-nos a libertar a televisão da alienação e da exploração. Libertai a televisão de tudo aquilo que desvirtua a criatura humana de sua beleza e dignidade. Fazei que a televisão comunique a grandeza da vida, da criação e de seu criador e Pai. Ilumina, Santa Clara, todo o mundo da televisão e das comunicações, e com teu exemplo, aclara quem a faz e quem a vê. Amém!

Fonte: Novena de Santa Clara, De Frei Atílio Abati, OFM . Editora Vozes, 1997

Um comentário:

  1. Sta Clara, clareai nossos caminhos! Ajudai aos nossos irmãos e irmãs na sua caminhada no carisma franciscano. Intercedei pela sua saúde espiritual, emocional e física! Assim seja! Paz e Bem!

    ResponderExcluir