quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Novena de Santa Clara de Assis - Santa Clara e a vida nova.




Oração inicial (para todos os dias da novena)

Amável Santa Clara, que respondestes generosamente ao chamado do Senhor, ajudai-nos a alcançar a graça e a coragem de dizer um sim decidido ao plano de Deus para a nossa existência.
Vós que abandonastes a riqueza e vos fizestes humilde para seguir o Cristo pobre e crucificado, ensinai-nos a simplicidade, a justiça, a partilha, e abri nosso coração aos pobres e marginalizados.
Mulher terna e corajosa, mostrai-nos que é possível realizar o sonho da fraternidade universal, ensinai-nos a reverencia para com todas as pessoas, culturas e povos.

Vós que partilhastes com São Francisco uma amizade profunda, fazei com que nós, mulheres e homens, possamos desabrochar, no amor e na reciprocidade, todas as nossas capacidades a serviço da vida em abundancia.

Vós que inaugurastes uma nova forma de viver a igreja, na sociedade, clareai nossos caminhos para vencermos as estruturas de pecado e sermos capazes de fazer do mundo em que vivemos verdadeira terra de irmãos e irmãs. Amém!

Santa Clara, em seu testamento, insiste na fidelidade ao projeto de vida escolhido e assumido, para levar cada irmã à transformação interior e uma contínua conversão de vida. Assim escreve:

“No Senhor Jesus Cristo, aconselho e admoesto todas as irmãs, presentes e futuras, a que sempre se empenhem em seguir o caminho da santa humildade, simplicidade e pobreza e viver honesta e santamente, como aprendemos de nosso Pai São Francisco, desde o início de nossa conversão a Cristo. Assim sempre seja manifesto ao nosso redor e até mais distante o bom odor desta vida, não por nossos méritos, mas apenas pela generosidade da graça do divino Doador e Pai de toda a misericórdia”

Santa Clara, em sua condição humana fez a experiência das limitações, mas na sua confiança num Deus que ama e perdoa, impunha-se sobre toda a miséria e fragilidade, inerentes à toda criatura humana.

Apesar de nossas recaídas constantes, a exemplo de Santa Clara de Assis, confiemos na bondade divina que é muito maior que nossas fraquezas. A vontade do Pai é que ninguém se perca, mas cheguemos todos à pátria definitiva, o céu.

Oremos: Ensinai-nos a ter uma vida de profunda união com Deus, trilhando sempre o caminho do bem. Ajudai-nos a sermos vigilantes para que na animação da vida não sejamos surpreendidos pelas nossas fraquezas, mas tenhamos coragem e força de perseverarmos no bem até o fim. Amém!

Fonte: Novena de Santa Clara, De Frei Atílio Abati, OFM . Editora Vozes, 1997

Um comentário: